quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Quem foram os três Reis Magos?


"Os Magos só são mencionados em apenas um dos quatro evangelhos, o de Mateus. Nos 12 versículos que trata do assunto,
Mateus não especifica o número deles.
Sabe-se apenas que eram mais de um, pois a citação está no plural - e não há nenhuma menção de que eram Reis. " Não há evidência histórica da existência dessas pessoas", diz André Cheitaresse, professor de história da Antiga universidade Federal do Rio de Janeiro. "São personagens criados pelo evangelista Mateus para simbolizar o reconhecimento de Jesus por todos os povos."
De qualquer forma, a tradição permaneceu viva e foi apenas no século III que eles receberam o título de Reis - provavelmente como uma maneira de confirmar a profecia contida no salmo 72: " Todos os Reis cairão diante dele"
Cerca de 800 anos depois do nascimento de Jesus, eles ganharam nome e locais de origem: Melchior rei da Pérsia; Gaspar, Rei da Índia, e Baltazar, rei da Arábia.
Em hebreu, esses nomes significavam "rei da luz (Melchior),
" o branco" (Gathaspa) e senhor dos tesouros" (bithisarea).
Quem, hoje, for visitar a catedral de Colônia, na Alemanha, será informado de que ali repousam os restos dos Reis magos.
De acordo com uma tradição medieval, os magos teriam se reencontrado quase 50 anos depois do primeiro Natal, em Sewa, uma cidade da Turquia, onde viriam a falecer.
Mais tarde, seus corpos teriam sido levados para Milão, na Itália, onde permaneceram até o século 12, quando o imperador germânico Frederico dominou a cidade e trasladou as urnas mortuárias para Colônia. " Não sei quem está enterrado lá, mas com certeza não são eles", diz o teólogo Jaldemir Vitório, do centro de estudo da companhia de Jesus, em Belo Horizonte." Mas isto não diminui a beleza da simbologia do evangelho de Mateus ao narrar o nascimento de Cristo." Afinal, devemos aos magos até a tradição de dar presentes no Natal. No ritual da antiguidade, ouro era o presente para um rei.Incenso, para um religioso. E mirra, para um profeta ( a mirra era usada para embalsamar corpos e simbolicamente, representava a mortalidade)."

Da revista super interessante. Janeiro de 2002.

Edna Campos.

7 comentários:

  1. Que linda e interessante postagem bem alusiva à data de hoje...beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o texto.
    Tenha um Feliz 2011!
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  3. Tamném achei interessante.

    Passei por aqui para te desejar um Feliz Ano 2011

    http://srevoredo.blogspot.com
    (EM DEFESA DO SUPERIOR INTERESSE DOS NOSSOS FILHOS)

    Um abraço:)

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Sempre interessante saber!!

    Sigo o blog.

    Abs,

    ResponderExcluir
  5. È muito importante a data para os cristãos,embora nem todos os países de religião cristã reconheçam a Epifania como uma festividade civil .Aqui é feriado e também coincide com a folclórica lenda da 'befana' e as crianças adoram.
    Abraço grande,bom fim de semana pra ti!

    ResponderExcluir
  6. UMA SODADE ASSOBERBADA,UMA SÉRIE DE CIRURGIAS A RECONTRUIR MEU CORPINHO,OSSOS DA BACIA E FEMURES,EM PROCEDIMENTOS DE ALTAS COMPLEXIDADES,MAS,VAMU QUI VAMU,A VIDA VIVER,POIS PURA MAGIA É!

    UM 2011 PRÓDIGO E ILUMINADO

    VIVA LA VIE

    ResponderExcluir
  7. Ouvi dizer que em alguns lugares da Europa, é no dia dos reis magos, que é feita a troca de presentes (e não no Natal como costumamos fazer).
    Se pensarmos bem, deveria ser o certo, não é? Afinal, foi o dia que o Menino Jesus recebeu os seus presentes...:)

    Beijinhos pra você, amiga.
    Tenha uma linda semana.

    Cid@

    ResponderExcluir

"Durante nossa vida conhecemos pessoas que vem e ficam.
Outras que vem e passam.
Existem aquelas que vem, ficam e depois se vão.
Mas existem aquelas que vem e se vão com uma enorme vontade ficar."
Charles Chaplin.
Obrigada pelo seu comentário. Bjs.