quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sampa


Sampa
Caetano Veloso
Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João
É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
Da dura poesia concreta de tuas esquinas
Da deselegância discreta de tuas meninas

Ainda não havia para mim Rita Lee
A tua mais completa tradução
Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João

Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto
Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto
É que Narciso acha feio o que não é espelho
E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho
Nada do que não era antes quando não somos mutantes

E foste um difícil começo
Afasto o que não conheço
E quem vende outro sonho feliz de cidade
Aprende depressa a chamar-te de realidade
Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso

Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas
Da força da grana que ergue e destrói coisas belas
Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas
Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaços
Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva

Pan-Américas de Áfricas utópicas, túmulo do samba
Mais possível novo quilombo de Zumbi
E os novos baianos passeiam na tua garoa
E novos baianos te podem curtir numa boa.

Parabéns São Paulo!!!

14 comentários:

  1. Linda homenagem à Sampa!!!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Um nordestino homenageando lindamente a querida Sampa.
    Parabéns, Sampa, Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Querida, parabéns pelo post!Esta música de Caetano faz jus a cidade de São Paulo.E nada mais belo para homenagear seu aniversário.
    Beijos.Eloah

    ResponderExcluir
  4. Olá Edna!
    Bonita homenagem, gostei. Já agora, o meu obrigado pela passagem «no tempo que passa» e pelo comentário.

    Não admira que o número 7 seja o seu preferido, pois ele indica plenitude, aparece com frequência na História, na Filosofia, na Literatura, na Ciência, nas Religiões e especialmente na Bíblia.
    Mesmo que não queiramos referir a incidência do número 7 na bíblia, temo-lo na coisa profana.

    Sete são os dias da semana.
    Sete são as cores do arco-íris.
    Sete são as maravilhas do mundo.
    Sete são as notas musicais.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. A letra dessa melodia, já diz tudo, São paulo encanta!!

    Linda e merecida homenagem.
    Beijos Edna.

    ResponderExcluir
  6. Bonita homenagem a São Paulo que merece muito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá sou professora,conheci seu blog através de uma amiga, gostaria de fazer um pedido para que me ajude indo no link abaixo e deixando um recadinho.Estou concorrendo com o meu texto:"Transformando um Sonho em Realidade" no concurso Educação Nota 10 do Globo.
    A seleção acontecerá agora no dia 30/01/2012.
    Por favor, visite o link e deixe um comentário por lá.
    Será que vc pode me dar uma força?
    Conto com a sua ajuda!
    Qualquer problema, postei também o link no post do meu blog, é só ir lá e clicar (http://ler-com-prazer.blogspot.com).
    Obrigada!Paz e Luz!
    Esse é o link:
    http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=576

    ResponderExcluir
  8. Minha querida

    Uma linda homenagem a São Paulo.

    deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  9. Edna,
    Uma merecida homenagem a essa gigante metrópole brasileira.
    Agradecí com uma vídeo mensagem seu presente lá no face.Estou muito emocionada hoje,beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  10. olá minha amada, passando para deixar meu abraço, e dizer que bela postagem, acertada claro, bju querida, bom DOMINGO, TERE.

    ResponderExcluir
  11. Presumo que haja a versão cantada.
    Gostava de ouvir!

    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
  12. Na verdade São Paulo é meio mágica, de uma maneira ou de outra cativa a todos nós. Mas já foi melhor. Uma abração conterrânea.

    Bj

    ResponderExcluir
  13. Ola amiga,
    Agradeço muito o seu carinho e visita. Retribuindo..
    Passei para deixar um abraço e dizer que ando um pouco ausentes das visita. Mas que não esqueço os amigos do coração.
    É sempre bom voltar e rever os grandes amigos.
    Um grande abraço até mais,
    Carinhosamente,
    Sandra

    ResponderExcluir

"Durante nossa vida conhecemos pessoas que vem e ficam.
Outras que vem e passam.
Existem aquelas que vem, ficam e depois se vão.
Mas existem aquelas que vem e se vão com uma enorme vontade ficar."
Charles Chaplin.
Obrigada pelo seu comentário. Bjs.