sexta-feira, 14 de maio de 2010

A Origem do Termo Mineiro "UAI"


"No governo do presidente da república Juscelino Kubtschek uma pesquisa foi feita e encontrou uma explicação, provavelmente confiável da origem do termo mineiro.

Os inconfidentes mineiros, patriotas, mas considerados subversivos pela coroa Portuguesa, comunicavam-se através de senhas para se protegerem da polícia lusitana.

Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem maçônica, recebiam, os companheiros com as três batidas clássicas da maçonaria nas portas dos esconderijos.

Lá de dentro , perguntavam:

-Quem é? E os de fora respondiam:
-UAI -as iniciais de União, Amor e Independência.

Só mediante o uso desta senha a porta seria aberta aos visitantes.Conjurada a revolta sobrou a senha, que acabou virando costume entre as gentes das Alterosas.

Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, a partir de então. incorporaram ao vocabulário cotididano, quase tão indispensável como o tutu e trem."


Fonte do correio Brasiliense.


Para o meu amigo Carlos Soares. UAI!

10 comentários:

  1. ADOREII APRENDI MAIS ESTA UAI, KKKKKKKKKKKKKKKKK BJSSS E SAUDADES

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, amiga Edna.
    Que informação importante... agora vou dizer meus "UAI"s, com mais ênfase ainda, lembrando da nobreza da sua origem.
    Muito obrigada!
    Um grande abraço. Ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca imaginei isso!Legal saber!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Ah, agora vou tirar onda. "Para meu amigo Carlos Soares". Trem bão é ser chamado de amigo, é música para os ouvidos e conforto para o coração. Não sabia da origem, já ouvi tanta coisa, até que seria oriunda do inglês WHY?.Mas vendo aí a fonte, não dá para duvidar.MUito obrigado pela informação e sobretudo por ter me dedicado. Fiquei muito feliz. Coisinhas assim me tocam muito. Beijos, Edna.Beijos e mais beijos.

    ResponderExcluir
  5. adorei a esplicação rs ,o trem bom esta postagem
    bjs edna!

    ResponderExcluir
  6. Nunca pensei que tivesse um senso essa expressão,achava que fosse apenas uma exclamação.Adorei saber por você,abraço da amiga distante,Bergilde

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga.

    Passei para cultivar as sementes da amizade,
    para que elas continuem a crescer
    e a se transformar em vida.

    O texto UAI,
    ficou show.

    Uma linda semana para ti.

    ResponderExcluir
  8. Olá Edna! Como vai você?
    Uai! eu não sabia disto não. Foi divertido aprender mais esta.
    Abraço e bom final de semana!
    Vera.

    ResponderExcluir
  9. Edna,muito divertida essa explicação!Acho que isso tem mesmo a cara do Brasil!Bjs,

    ResponderExcluir

"Durante nossa vida conhecemos pessoas que vem e ficam.
Outras que vem e passam.
Existem aquelas que vem, ficam e depois se vão.
Mas existem aquelas que vem e se vão com uma enorme vontade ficar."
Charles Chaplin.
Obrigada pelo seu comentário. Bjs.