segunda-feira, 4 de maio de 2009

O maravilhoso mundo da memória


Lendo e aprendendo. A nossa cabeça está cada vez mais cheia de coisas.

As memórias são formadas por conexões permanentes ou temporária entre os neurônios.Lembrar de bobagens , como a letra de uma música que grudou na nossa cabeça, tem consequencias ruins: enfraquece outras memórias armazenadas no nosso cérebro. Ficar lembrando de besteiras prejudica as lembranças que realmente impoortam.

Esquecer faz parte de uma memória saudável. É um mecanismo de limpeza do cérebro.Se tudo ficasse na cabeça para sempre o cérebro viraria um depósito de entulho.

Para Freud a mente tem um depósito onde guarda suas memórias e os pensamentos reprimidos: o inconsciente.

Quando esquecemos de uma coisa e dizemos "daqui a pouco me lembro e acaba lembrando mesmo" .Agradeça ao inconsciente.

Esquecer é nescessário e faz bem. Para melhorar a memória é não fazer nada. É que o cérebro precisa ficar ocioso para consolidar as lembranças.

Saiu na revista super interessante. Achei interessante também, Pois me incluo na média'dos esquecimentos'

Um comentário:

  1. Entao acho que ainda sou 'normal' porque vivo me esquecendo de pequenas coisas,peço ajuda ao meu anjo pra lembrar e quando menos espero nao é que encontro mesmo!Super interessante esse argumento. Bjos,Bergilde

    ResponderExcluir

"Durante nossa vida conhecemos pessoas que vem e ficam.
Outras que vem e passam.
Existem aquelas que vem, ficam e depois se vão.
Mas existem aquelas que vem e se vão com uma enorme vontade ficar."
Charles Chaplin.
Obrigada pelo seu comentário. Bjs.